segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

A dança na adoração

     
     O povo de Deus sempre se expressou através das mais diversas artes, e a dança é um grande instrumento de comunicação. Os israelitas nunca a tiveram como algo "escandaloso", pelo contrário, era uma coisa comum nos cultos hebreus. Assim, a dança não é nenhuma novidade e esteve sempre presente nas comemorações cristãs.
       O preconceito em relação à dança é um problema cultural. Ao longo do tempo, alguns conceitos sobre o corpo humano foram distorcidos. Hoje em dia, o corpo é, erradamente, ligado ao pecado, essa ideia traz vulgaridade e contribue com a aversão à dança no meio evangélico.
       Muitos não entendem a finalidade desse trabalho. Porém, nada do que fazemos na obra de Deus é desperdiçado. A música, o canto e a dança são uma totalidade e cada um tem sua importância, na música é a harmonia dos instrumentos, o som gerado; no canto, são as palavras declaradas; e na dança, os movimentos realizados e a imagem resultante.
     O que as pessoas precisam entender é que a adoração é uma atitude interior e pode ser completa sem música, sem canto ou dança. Essas coisas são apenas formas de expressar algo muito maior. Ninguém é mais espiritual por usar uma ou outra linguagem. O que realmente importa é dar o melhor Àquele que nos criou, através dos talentos que Ele mesmo nos deu, pois para isso fomos criados.
      Não se deve tratar a dança como "coisa do diabo", pois a dança secular já fez esse papel. O problema não está na dança em si, e sim nas pessoas que dão espaço à exaltação do diabo em sua vida. Nós estamos vivendo o tempo em que Deus quer resgatar o que é dEle, não a dança, mas nossos corpos, que são templos do Espírito Santo, e devem ser usados como tal, em louvor ao Pai.
      Precisamos tomar cuidado para que a dança não siga o caminho da música cristã, que se tornou um show, ao invés de culto a Deus. Não podemos deixar de lado nossa motivações e nosso foco que é Deus. A dança na igreja não deve ser um objeto de distração e entretenimento, mas sim, de ligação com o Senhor; pois Ele não se emociona com nossos movimentos, nossa música, muito menos nossos talentos, o que realmente comove o coração de Deus é a adoração sincera e verdadeira, que só pode ser realizada por aqueles que têm um coração quebrantado e contrito diante de dEle.
     Para ministrar numa igreja é preciso ter a vida no altar e fazer um trabalho de qualidade, pois as coisas de Deus não devem ser feitas de qualquer maneira. Ele busca o nosso melhor. Se os artistas seculares trabalham meses afinco antes de se apresentarem, nós, ainda mais, devemos buscar o máximo para agradar ao Senhor.
      A dança deve ser feita por pessoas restauradas por Deus, para que ela também seja restaurada. Ela deve ser de Deus e para Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário